domingo, 22 de janeiro de 2012

Rumo à Serra do Rio do Rastro

Buenas, pessoal!
Ontem (sábado, 21), o Paulo Augusto e eu resolvemos retardar um pouco a saída para botarmos o sono em dia. Temos acordado cedo e dormido tarde desde o início da viagem, e a subida da Serra do Corvo Branco, na5ª-feira, e do Morro da Igreja, na 6ª-feira, exigiram de nós um grande esforço - principalmente do Augusto, que está esgotado física e mentalmente.
Assim, somente às 08h30min pusemos as bicicletas na estrada.
O que não esperávamos era encontrar, logo no final do perímetro urbano de Urubici (onde pernoitamos), uma subida de 13 km, sem uma "folga" sequer!!! As curvas foram se sucedendo, o vale afundando na paisagem, e nada de chegarmos no topo! A falta de conhecimento prévio daquele aclive tão extenso nos pegou desconcentrados, e posso garantir que isso dificultou em muito a subida.
Bah, daí para a frente a topografia acidentada, as lombas quilométricas, a falta daquilo que chamo de "recurso de acostamento" - lanchonetes, bicas d'água, sombra, postos de combustível -, cobrou seu preço! Nos "arrastamos" na estrada, e demoramos 12 h para completarmos um percurso pequeno se o critério for quilômetros (75), mas terrível se o critério for relevo.
Até porque ao meio-dia desabou um temporal, e ficamos mais de 01 hora na garagem de uma casa, esperando a chuva passar! Em agradecimento pela acolhida da moradora e de seus filhos a dois estranhos montados em bicicletas, presenteei-a com os pacotes de massa pronta que levávamos junto. Foi o único regalo que me ocorreu de dar, pois não levo nada comigo que não seja absolutamente necessário... quem sabe na próxima vez não compro umas canetas, uns isqueiros, para situações como essa? É de se pensar...
Às 16h o Augusto acusou o golpe: diante de uma imensa subida, parou a bicicleta e não conseguiu mais pedalar. Por sorte, estávamos num vilarejo, e um Gatorade, dois mixtos-quentes, uma cocada bem doce e uma boa conversa trouxeram-no de volta à concentração e devolveram-lhe a vontade de continuar.
Graças a Deus, finalmente às 20h chegamos na Pousada Santa Vitória, em Bom Jardim da Serra! Uma ótima janta, e aquela cama quente, limpa e cheirosa, foram o remédio que o Augusto e eu precisávamos para nos recuperar totalmente.
Que dia!
Hoje, então, foi o dia da descida da Serra do Rio do Rastro! Não pode haver emoção maior para um cicloturista!
(conto na próxima postagem)
Bait'abraço a todos!

Um comentário:

  1. Dáleeee filhão!!!! pedala, agora falta pouco pra chegar em casa tá. bjs, mãe.

    ResponderExcluir