domingo, 22 de janeiro de 2012

O Morro da Igreja!

Na 6ª-feira passada, após termos vencido um desafio quase intransponível que foi subir a Serra do Corvo Branco de bicicleta, carregados de bagagem (e adoro a palavra "quase" porque, nesta viagem, ainda não descobrimos o nosso limite), o Paulo Augusto e eu acordamos cedo na Pousada Professor Verto, em Urubici - dos fantásticos anfitriões, o Verto e a Sandra -, desafixamos a bagagem das magrelas e nos dirigimos ao Morro da Igreja, o ponto mais alto do sul do Brasil, por onde se chega também pela estrada asfaltada mais alta do Brasil, e que tem, no seu topo, o radar do Sindacta, responsável pelo monitoramento do espaço aéreo nesta região do País.
Que subida! 17 quilômetros morro acima, a cada nova curva uma nova paisagem, uma nova vertente, novos animais, estávamos embasbacados com a beleza do lugar!
E, para nossa sorte, o tempo firme permitiu-nos a quilômetros de distância enxergarmos o topo da montanha, os radares, o alojamento dos soldados da Aeronáutica e - o mais bonito de tudo! -a Pedra Furada, uma imensa formação rochosa centenas de metros abaixo do topo, com um "portal" em seu meio, uma obra de arte que o vento e a água criaram!
Além do mais, tivemos outra vez a agradável companhia do Denis e da Inez, a quem encontramos ontem na Serra do Corvo Branco, com quem fizemos amizade, e que hoje nos brindaram, na chegada no alto do Morro da Igreja, com uma sacola das ameixas vermelhas mais doces que já comemos! Gente de conversa amena, divertidos, espirituosos, nossas gargalhadas se faziam ouvir ao longe...
Conhecemos também um casal de alemães, com seus três filhos, que vieram de carro do Rio de Janeiro atrás das belas paisagens desta região, um casal de curitibanos (com quem almoçamos depois, na Cascata Véu de Noiva, mais o Denis e a Inez), soldados da Aeronáutica de diversos lugares do Brasil... aquele lugar mágico recebe pessoas de todas as origens!
Voltamos às 15h para a Pousada do Professor, convencidos de que, pela subida de ontem, e pelo passeio de hoje, já valeu à pena todo o planejamento, toda a organização e todo o empenho para chegarmos.
Santa Catarina é, sem dúvida, um dos lugares mais bonitos desse nosso Brasil!
Bait'abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário