quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

"Avançar é enfrentar desafios e vencê-los"!

Buenas, pessoal!
Usando como título uma frase que lemos em um outdoor na estrada, queremos relatar o dia de hoje, que foi sem dúvida uma das experiências mais marcantes da nossa ainda prematura convivência (afinal, o Augusto tem apenas 14 anos).
Saímos de Grão-Pará às 07h da manhã, após termos dormido no chão de um galpão de posto de gasolina (porque não há hotéis, motéis, pousadas, albergues, nada, na cidade). Uma noite mal dormida em preparação ao dia mais difícil dessa jornada! Só mais um dos tantos temperos desse dia inesquecível...
Tínhamos 30 km de chão batido para percorrer, até o topo da Serra do Corvo Branco. Os primeiros 18, até a localidade de Aiurê, acompanhando o curso do rio. Incontáveis subidas e descidas, numa estrada estreita, pedregosa, movimentada, esburacada... Duas horas depois, iniciamos o segundo trecho, de 12 km.
(Fiz uma pausa no relato, porque por bons minutos tentei organizar os pensamentos para relatar nossa façanha...)
A primeira subida, de 2km, já me fez apear da Caloi e empurrá-la moro acima. Afinal, ela está com 30 kg de bagagem. O Augusto, concentrado, focado, atrevido, subiu pedalando (apesar da bicicleta também bem carregada). Os 6 km seguintes foram de um esforço hercúleo para vencer aclives tão acentuados. Eu nem me abalava: ao ver a estrada sumir, morro acima, em meio às árvores, já descia para empurrá-la novamente. O Augusto bem que tentou continuar pedalando, mas tantas vezes o pneu derrapou na brita solta, que acabou adotando também a minha estratégia.
Já era perto do meio-dia, um lugar exuberante mas sem qualquer recurso, devoramos tudo o que tínhamos nos alforjes (banana, pêssego, mariola, mandolate, bolacha, foi nosso almoço), e chegamos finalmente ao pé da serra. No primeiro aclive da encosta, pela primeira vez vi o Augusto tremer e balbuciar: "Acho que não vai dar". Era a subida mais estúpida que alguém pode imaginar: uma brita miúda, a estrada estreita, de um lado o perau, de outro a pedra, ficamos quase 01 hora parados até ele retomar a concentração e se sentir preparado mentalmente para esse inimaginável desafio!
E aí a paisagem foi se descortinando! Quanto mais subíamos, mais bonitos eram os lugares, mas exuberante a natureza, mais pura a água, o gigantesco esforço para mantermos as bicicletas embicadas era recompensado a cada curva.
Pra se ter uma ideia do que foi esse subida, entramos na encosta da serra às 12h30min e saímos dela às 16h, praticamente 01km por hora. O Augusto beirou à exaustão, e mudamos a tática: eu subia uns 200m empurrando minha bicicleta enquanto ele ficava parado segurando a sua. Então eu descia, trazia a sua para junto da minha enquanto ele se "recuperava". Foi um esforço mental que me lembrou muito a subida dos Andes e o seu grau de dificuldade.
Chegamos em Urubici às 18h, exaustos, combalidos, mas nos sentindo vitoriosos! O Augusto, particularmente, foi um gigante! Estou muito, muito, muito orgulhoso da sua determinação e da sua coragem!
Amanhã vamos tirar os alforjes das bicicletas e subir ao Morro da Igreja, a 1.822m de altitude - o ponto mais alto do sul do Brasil e a estrada asfaltada mais alta do nosso País.
Como prentendemos chegar cedo de volta, prometo postar as fotos. Agora estou muito cansado e preciso ir dormir.
Bait'abraço a todos!

7 comentários:

  1. Nossa que esforço!!!! Eu e as gurias estamos orgulhosas dos meninos, que façanha (apesar de eu estar quase pegando o carro e ir buscar meu filhão). Bom acho que a parte mais dificel já foi, parabéns aos dois. Amamos vcs. bjs.

    ResponderExcluir
  2. Mazzzzzzááááá!!! Que espetáculo!!! Parabéns pela subida! Ainda bem que tudo o que sobe tem que descer!!! :)
    Aproveitem a viagem, P&P!
    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Salve P&P! Imagino a alegria do pai (babão) completando este trecho, que deve ser lindo uma barbaridade...Assim que puder coloquem fotos e videos!Grande abraço

    ResponderExcluir
  4. A propósito, já arrumando nova brincadeira pra vcs: o Aguinaldo (da oficina AGS Bike, la da Timbauva) está ajudando na organização de um passeio dia 11/02/2012, São Sebastião do Caí/Tramandai (somente ida), com onibus de apoio, almoço na chegada, retorno de bus, bem legal. Inscrições até dia 30/01, no retorno de vcs entrem em contato que consigo mais informações...Abraço

    ResponderExcluir
  5. Mas bah tche, tu achou q a subido ao chile era moleza, aqui em santa catarina a coisa é outra. Mas nao judia do guri homi....acho q tu tinha q carregar toda a carga...hahahah agora a tua mulher me mata...hahahahahah . Vai em frente...devagar e sempre. Lembrando o lema de ciclista de longa distancia, NA SUBIDA, PEDALE COMO UM ANCIÃO , E NA DESCIDA COMO UM GURI DE 18 ANOS. Um abraco tche.

    ResponderExcluir
  6. mto legal acompanhar essa aventura.... aproveitem !

    ResponderExcluir